terça-feira, 1 de maio de 2012

Para Baixo e Avante


Num passado recente, eu curtia o Keane. Deu pra pescar boas faixas de seus três álbuns: "Somewhere Only We Know", "Everybody's Changing", "This Is The Last Time"... E eles até tentaram perder um pouco daquela pecha de "fábrica de baladas existenciais grandiloqüentes" com singles sacolejantes como "Spiralling" e a surpreendente "Looking Back" (do bom EP Night Train, de 2010) com participação do rapper canadense K'Naan e sample do tema de Rocky, "Gonna Fly Now".


Tudo em vão. Eles retornam em 2012 com Strangeland e o primeiro verso do álbum diz "Fearfull child have faith in brighter days / Stay young till this darkness fades away". Aí fica difícil. Os dois singles lançados até agora mantém o nível de poesia por análise combinatória ("If I am a river, you are the ocean / Got the radio on, got the wheels in motion", de "Silenced by the Night") ou rimas metáforicas constrangedoras ("Something's crept in under our door / Silence soaking through the floor", de "Disconnected"). Some à essas letras arranjos de cordas melosos ("The Starting Line", "Black Rain"), rockinhos insossos ("On The Road", "Day Will Come") e canções tristes (no sentido de enfadonhas mesmo) como "Sea Fog" e "Watch How You Go", e pronto, lá vai o Keane descendo a ladeira. De novidade mesmo só a efetivação de Jesse Quin como baixista da banda, porque em Strangeland o Keane só repetiu fórmulas de uma maneira pior.

"Disconnected":  o Coldplay está em boa companhia.


4 comentários:

  1. Pois é. Keane pra mim é um Coldplay piorado. Se é que isso é possível.

    ResponderExcluir
  2. Briga feia entre esses dois, hahaha

    ResponderExcluir
  3. Totalmente discordo de você... eu ja escutei todos os discos do keane, minha irmã comprou todos originais mesmo porque ela ama, e eu também ja escutei o strangeland todinho... achei o album muito bom pra falar a verdade, não posso comparar com H&F mas não está ruim não, pelo menos foi bem melhor que o night train (que pra mim foi um verdadeiro fiasco) Eu também curto coldplay e não acho que coldplay é extremamente superior a keane não, as letras do coldplay são tão bonitas quanto as do keane e o ritmo acho nada superior, pelo contrário, acho que nesse fator o keane ganha. Já escutei (também) todos os CD's do coldplay e não acho nada de mais não, e também não vejo motivo para ambos estarem competindo pra saber quem é o melhor, as duas são ótimas bandas e tudo na música é relativo de gosto, uns vão achar keane superior, outros coldplay superior, outros vão achar ambos um lixo.
    Assim que vem o ditado: Gosto é igual a c*, cada um tem o seu (:

    ResponderExcluir
  4. Luigi, totalmente aceitável tua posição. Discordar faz parte do jogo. Fico feliz que tu tenhas visitado meu modestíssimo blog pra expressar tua opinião, isso é o que vale. Muito obrigado e volte sempre =D

    ResponderExcluir

Spam, get outta here!