quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Killing The Killers

 
Eu nunca entendi muito bem o significado da expressão "coxinha". "Fulano é coxinha", "são um bando de coxinhas", etc... Parece que a pecha tem mais de um sentido, mas acho que tem mais a ver com o cidadão que é comportadinho, certinho, chatinho. Mais ou menos como o Killers 2012.


Battle Born, o quarto e recém lançado álbum da banda, é exatamente assim. Um som extremamente trabalhado, polido, esforçado. Há um tratado de não-agressão no disco. Nada aqui incomoda, tudo flui com um positivismo a um passo do irritante. Chavões são distribuídos à rodo, os sintetizadores são exagerados, a música é grandiloqüente e épica e os refrãos miram os estádios por onde a banda deve passar com a próxima tour. Não admira que Battle Born soe assim, com gente como Steve Lillywhite (Rolling Stones), Stuart Price (Madonna) e Daniel Lanois (U2) na produção. The Killers virou a banda que a mamãe quer pra genro, o branco que a família merece. E ainda assim, uma boa banda. Qual o pecado em ser um cara comum? Brandon Flowers é meio caretão, suas letras ficam naquele lenga-lenga de "c'mon baby, the stars are shining", mas isso combina com a imagem de bons moços e com o som quase inofensivo do quarteto. Battle Born é curtível, sim. Tanto quanto um álbum do U2 seria em 1987 - com o messianismo em estado febril de Bono e tudo. Brandon Flowers parece saber exatamente onde atingir seus fãs com canções emotivas como "Be Still", que certamente vai figurar rapidinho entre as favoritas dos seus admiradores. A gente já viu esse filme várias vezes. Foi assim com o 10cc, com o Hootie and The Blowfish e, ops, olha o Killers se infiltrando no grupo aí. Nada a reclamar. Viva os coxinhas.
 
"Runaways": "...the stars are shining". 
  

2 comentários:

  1. Eu gostei muito deste álbum achei refinado, limpo e com a sonoridade agradável considero o Killers uma das grandes surpresas surgidas na música nos últimos tempos.
    Grande Abraço.
    http://luisfernandodm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Tchê, com um batalhão de produtores como esse, "Battle Born" deveria estar - pelo menos tecnicamente - perto da perfeição, hehe. Brincadeira, Luis, também gostei desse álbum (apesar de não parecer em algumas frases do texto).

    Forte abraço!

    ResponderExcluir

Spam, get outta here!