domingo, 28 de outubro de 2012

Norwegian Good

 
Não basta ser prolífico. Tem que ser produtivo em quantidade e qualidade. E os noruegueses Lindstrøm e Prins Thomas não param (de lançar coisa boa).  


 Lindstrøm soltou em Fevereiro desse ano o amargo Six Cups of Rebel, e já tratou de corrigir a rota agora com Smalhans. Seis faixas instrumentais com nomes impronunciáveis mixadas pelo chapa Todd Terje (também responsável por uma das músicas do ano, "Inspector Norse"). Conforme o single Ra-Ako-St / Eg-Ged-Osis (lançado em Julho) já indicava, os pés de Lindstrøm voltam pra pista de dança, mas a cabeça continua no espaço sideral. Sintetizadores analógicos a bordo, Smalhans tem timbres mais macios e amigáveis que seu antecessor, sem diluir a música.

"Faar-I-Kaal": uma das ótimas faixas de Smalhans.






Prins Thomas também embarca na vibe Mochileiro das Galáxias, mas vem um pouco mais progressivo e experimental em Prins Thomas II. Com beats que diferem do bumbo reto de Lindstrøm, seu álbum é um prato cheio de percussão eletrônica em variadas formas. As rajadas de bateria na abertura "Bobletekno (Pepkmiks)" e a suíte electrolounge de "Symfonisk Utviklingshemming" são duas amostras do talento de Thomas na programação de batidas que nem sempre induzem ao movimento. Não que produzir faixas dançáveis seja problema pra ele: ouvindo o baixo gordo de "Tjukkas Pa Karussel" e o techno cerebral de "Søt Kløt", dá pra reposicionar o termo IDM na música eletrônica (geralmente usado pra classificar material que passa longe da dance music). A única coisa que faltou mesmo em Prins Thomas II foi bolar uma capa melhor.

"Symfonisk Utviklingshemming": ladies and gentlemen, we are floating in space.
 
Prins Thomas, 'Symfonisk Utviklingshemming' by Mixmag

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Spam, get outta here!