sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Sexta Feira Bagaceira: Bad Boys Blue


"_ Tu curte Pit Shop Boys?"
Levei cinco segundos pra entender que o dono da loja de discos que eu frequentava no comecinho dos 90 estava se referindo à Neil Tennant e Chris Lowe.
"_ Curto, claro."
"_ Pois é... esses caras aqui são muito parecidos!"
Ele segurava uma cópia de The Fifth, um título bem original para o quinto álbum do Bad Boys Blue, lançado em Outubro de 1989. Os Bad Boys originais eram o trio Trevor Taylor, Andrew Thomas e John Mclnerney, baseados em Colônia, na Alemanha, por obra do produtor Tony Hendrik, que criou o grupo. Foram bem populares na Europa e relativamente conhecidos na América do Sul. Mas o som não tinha muito a ver com os Pet Shop Boys, como tentava me convencer o dono da loja. E, claro, isso eu só fui discernir anos mais tarde. Em 1990, pra mim, era tudo igual. Na real, a música dos Bads rivalizava mesmo com a eurodisco melosa do Modern Talking, não com a sofisticação rítmico/melódica dos Pet Shop Boys. As letras também deixavam claro o oceano de distância. Repare no refrão de "You're A Woman", primeiro grande hit da banda: "You're a woman i'm a man / This is more than just a game / I can make you feel so right / Be my lady of the night". Era nessa onda aí: totalmente descompromissada. A letrista do projeto, Karin Hartmann (esposa de Hendrik) não queria nem saber o preço do dólar, o negócio dela eram emoções baratas no banco de trás. Outros hits vieram: "(A World Without You) Michelle", "Hungry For Love", "How I Need You", "Come Back And Stay", "I Wanna Hear Your Heartbeat" (essa até ganhou uma lamentável versão aqui no Brasil, pelos gaúchos da banda Barbarella: virou "Só Uma Canção", sente o drama). Dois membros já partiram desta para melhor (Taylor e Thomas) e o britânico John Mclnerney segue gravando e segurando o nome do grupo.


"Kisses And Tears" é o quarto single do trio, lançado em 1986. Não tem o vigor de outras faixas mais conhecidas do grupo, mas passeia com desenvoltura pela ítalo-disco de Savage e Gazebo, com um refrão tristonho e um apelo dançante de movimentos mais lentos. Quem liga para noções como originalidade e inventividade, se a música do Bad Boys Blue é esse bubblegum technopop grudento e divertido?

"Kisses And Tears": santa ingenuidade, Batman.


Um comentário:

Spam, get outta here!