sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Sexta Feira Bagaceira: Comunidade Nin-Jitsu


Produzido por Edu K, o picareta-mor do pop gaúcho, Broncas Legais é o debut da Comunidade Nin-Jitsu, de 1998. A banda encontrava-se numa posição confortável antes do lançamento do álbum, já que a faixa "Detetive" vinha tocando insistentemente nas FMs gaudérias um ano antes (o vídeo-tosqueira inclusive ganhou o prêmio de "Melhor Democlip" no Video Music Brasil da MTV, em 1997). O disco vendeu 50 mil cópias e consolidou a fórmula da banda: chinelagem, bom humor, referências àquela erva que não se usa no chimarrão, batidões à 2 Live Crew e riffs de guitarra típicos de quem ouviu muito Angus Young quando era moleque.

Saíram de Broncas Legais faixas semi-conhecidas como "Melô do Analfabeto", "Rap do Trago", "Merda de Bar", "Quero te Levar", além da própria "Detetive". "Rap do Trago" foi montada com a base de "Der Kommissar", hitaço do cantor austríaco Falco, de 1982. Ao invés do sampler, o grupo preferiu copiar "Der Kommissar" nota por nota e deixou-a mais rápida pro vocalista Mano Changes destilar versos rapeados em que avisa as menininhas sobre os perigos da bebedeira sem limites ("se você bebe pra dedéu é capaz de acontecer / de você acordar em um motel").

A Comunidade Nin-Jitsu ainda está na ativa (mesmo com Mano Changes honrando o mandato de deputado estadual, eleito em 2006 e reeleito em 2010), e é a melhor banda gaúcha de funk carioca do país.

"Rap do Trago": hit etílico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Spam, get outta here!