sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Sexta Feira Bagaceira: Queen


No começo dos 90, consegui com um amigo o vinil de A Night At The Opera (1975), do Queen, pra ouvir. Pura curiosidade, já que não era fã da banda. Até curtia as experiências technopop do grupo inglês (a saber, "Radio Gaga" e, especialmente, "I Want To Break Free", single de 1984 que sempre rolava na pista que eu frequentava), mas fora isso, aquilo me parecia exibicionista demais, rock de arena. Pra mim, grande apreciador da elegância, eficiência e discrição silenciosa de tecladistas como Chris Lowe (Pet Shop Boys), Dave Ball (Soft Cell) e Vince Clarke (Erasure), passava da conta aquela exuberância toda.

Enquanto ouvia os trinados de Freddie Mercury em "Bohemian Rhapsody", peguei o encarte pra ler. Ali, o choque estampado em caixa alta: NO SYNTHESIZERS! Ah, é? Além de espalhafatosos, preconceituosos? Subi o braço do toca discos na hora. E desisti do Queen.

Um tempo depois, o álbum The Game (1980) veio parar na minha mão (desta vez, não lembro como). A agulha pousou na faixa de abertura, "Play The Game", e eu achando péssimo. Solos de guitarra não iriam, definitivamente, me conquistar. Nem os vocais quadruplicados.

Minha relação com o Queen começou a mudar com a segunda faixa, "Dragon Attack". Peraí, tinha um balanço ali. A bateria tinha uma pegada diferente, a guitarra corria juntinho com o baixo num riff chicletaço (apesar de mais um solo que pra mim, à época, parecia desnecessário). E então, depois que minhas orelhas ficaram em pé com "Dragon Attack", veio "Another One Bites the Dust". Com um baixo totalmente inspirado em "Good Times", do Chic, uma guitarrinha funky e uma batida dançante, ali estava o Queen que eu aprendi a admirar: um grupo de músicos incrivelmente competentes, ecléticos e com um frontman impressionante.

E enquanto dava uma geral no encarte, novamente uma inscrição me chamou atenção:
"This album includes the first appearance of a synthesizer (an Oberheim OBX) on a Queen album."

Levou cinco anos pra banda ligar o "foda-se, é tudo música".


"Another One Bites the Dust": baixo pra tirar pica-pau do oco.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Spam, get outta here!