quinta-feira, 17 de julho de 2014

O Cachorro Comeu Meu Dever De Casa


Dog Ate My Homework. A esquisitice do significado do nome desse misterioso projeto que grava pela Kompakt reflete-se também no som. O single "Black Night" (saiu no final de Abril) é um cover do cantor folk Bob Lind (1966), brilhantemente vertido para ambientes com pouca luz pelo DAMH. O original, sensacional, abaixo:



A versão do DAMH não tem exatamente as pistas de dança como finalidade. Vocais embebidos em litros de Maracujina, piano elétrico e um entra e sai de efeitos contribuem pra vibe sofá de palito/Bloody Mary da canção. O vídeo oficial é um caso à parte. Como meus conhecimentos sobre cinema fariam Roger Ebert morrer de novo, acho que as espetaculares cenas abaixo são obra de algum diretor/aventureiro contemporâneo, inspirado no expressionismo alemão dos anos 20. Você que manja, diz aí. Eu achei genial.



Para garantir a felicidade dos quadris, o DAMH chamou o figuraça DJ Koze e o britânico Matt Karmil pros remixes. O 4x4 de Karmil não empolga muito: ele esticou as cordas, limou os vocais e valorizou um timbre de sintetizador um tanto extravagante. Já DJ Koze... chamou pro baile. Batidão com chamada de locutor e tudo. Pecado é ela durar tão pouco: só três minutos. Todo bootleg com uma extended disso será bem vindo.



Bom, até aí, "Black Night" já seria um dos singles de eletrônica do ano. Mas ainda tem "Hansi", uma perturbadora obra com vocais perversamente sussurrados em alemão que, dizem, foram sampleados da falecida atriz Romy Schneider. A bateria é um tique-taque mal-assombrado, os violinos vem e vão, o clima é onírico e a fritação constante de vinil, assegura o ar nostálgico do som - só que bem longe de qualquer ranço retrô. Incrível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Spam, get outta here!