segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Intelligent Electronic Music

Começamos assim: sem essa de IDM, esse rótulo safado. Isso não é dance music. IEM, que tal? Música Eletrônica Inteligente me parece mais adequado. Isso posto, dois lançamentos bacanas, um do veterano Mike Paradinas (a.k.a. µ-Ziq), outro do texano Jeff McIlwain (a.k.a. Lusine).



µ-Ziq aparentemente deixou de lado suas (des)construções rítmicas perpetradas no século passado (como no amalucado Lunatic Harness, de 1997) e aposta agora em timbres nostálgicos e estruturas menos complexas - mas nem por isso, desinteressantes - em seu EP Rediffusion. "Taxi Sadness" tem lá sua quebradinha drum'n'bass, mas os sintetizadores à The Orb massageiam delicadamente os ouvidos. Vozes angelicais aparecem em "Rimmy" (pense naquele esquisitíssimo teclado chamado Orchestron, usado para os coros de "Showroom Dummies", do Kraftwerk), efeitos aquosos colaboram para o clima onírico de "PRG" e Paradinas só patina mesmo com a arrastada "Tambor", que encerra o disco.

"Taxi Sadness":


O Lusine também não nasceu ontem: já se vão bons quinze anos desde seu debut epônimo. O projeto de Jeff McIlwain apareceu ano passado aqui no blog com o bom álbum The Waiting Room e agora McIlwain acaba de soltar o EP Arterial. Dosando a acessibilidade de Waiting Room com um experimentalismo contido e sintetizadores inspiradíssimos, Arterial tem quatro faixas com vida própria, desde a linda melodia instrumental da faixa título até o esquartejamento vocal de "Forks". De quebra, beats de hip-hop e uma sujeirinha contínua de vinil gasto. Maravilha.

Arterial EP, inteirinho pra audição: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Spam, get outta here!