domingo, 4 de janeiro de 2015

Crème De La Crème



A proposta foi a seguinte: cada convidado indica seu disco e sua música favorita de 2014. Mas sem regras. Nenhum álbum chamou atenção suficiente? Pode ser só uma música. Ou duas. Pode ser com comentário, sem comentário. Com ou sem ordem de preferência. Qualquer gênero musical. Não importa. O mais legal é reunir esse timaço aí abaixo, matar a curiosidade sobre suas preferências e constatar o quão saudável é o ecletismo de suas escolhas. Fora que a lista torna-se um ótimo guia pra descobrir música nova ou dar uma segunda chance àquela canção que passou quase despercebida nesse ano. Aos que toparam a brincadeira, fico muito grato pela atenção e disponibilidade.

Marcello Memê Mansur (DJ, produtor)
Música: "F For You" > Disclosure Feat. Mary J. Blige
"Acho que o Disclosure teve a destreza de lançar seu álbum maravilhoso em 2013, mas conseguiu a façanha de relançar 'F for You' com a Mary J. Blige em Fevereiro de 2014 e pra mim essa foi a melhor do ano. Uma música que já era boa e voltou melhor".



Marcelo Costa (jornalista, Scream & Yell)

Disco: Encarnado > Juçara Marçal


Música: "Meu Peito é um Caminhão Desgovernado" > Charme Chulo


Marcélo Ferla (jornalista)

Disco: Our Love > Caribou



Música: "Fame" > The Acid



José Julio Espirito Santo (jornalista)

Disco: Meshes of Voice > Jenny Hval & Susanna

Música: "I Have Walked This Body" > Jenny Hval & Susanna



Andre Gordirro (jornalista)

Música: "Turn Down for What" > DJ Snake & Lil Jon


Eneas Neto (Jornalista, empresário e DJ)

Disco: Our Love > Caribou


Música: "Artifice" > SOHN



Fabian Chacur (Jornalista, Mondo Pop)

Disco: Croz > David Crosby
"O agora setentão cantor, compositor e músico americano mostra que continua com fome de bola, ou melhor, de música. Um disco solo simplesmente brilhante, com aquele tipo de canção entre folk-rock-country-jazz que só ele sabe fazer. 'What's Broken' traz como convidado ninguém menos do que Mark Knopfler, ou seja, dois mestres em uma mesma faixa. David Crosby merecia ser mais cultuado aqui no Brasil. Ouça esse CD e saiba porquê!"


Música: "Happy" > Pharrell Williams

"Não deu para fugir desse verdadeiro chiclete musical em 2014. Só em comerciais, essa música foi utilizada em uns três. Mas não dá para negar: é aquele típico hit que mereceu o sucesso que obteve. Musica ótima do ótimo produtor e compositor que de quebra ainda foi o vocalista em dois clássicos do Daft Punk em 2013, 'Get Lucky' e 'Lose Yourself To Dance'. Um dos grandes talentos da geração anos 2000."



Tom Leão (jornalista, Estúdio i, Globo News)

Música: "Moonshine" > Alexandre Desplat



Disco: St. Vincent > St. Vincent



Lucio Morais (DJ, produtor, Database)

Música: "Why" > Les Sins Feat. Nate Salman



Single: Why Don't You > Ascio Feat. SRGNT



Disco: Urban Animal > Claude VonStroke



Camilo Rocha (DJ, Jornalista, O Estado de São Paulo)

Música: "Trommer Og Bass" > Andre Bratten
"Existe um pool de 10 das músicas mais excelentes do ano que inclui Caribou, Jungle e Future Islands. Qualquer uma delas poderia ser a melhor do ano. Mas vamos com algo BEM pista, do tipo que transforma um retiro de monges em uma aula de lambaeróbica. Andre Bratten é um rapaz com jeito tímido de Oslo, Noruega. Por uma conjunção dos astros extremamente feliz, ele atingiu o alvo em cheio com esse techno fervido e suingado e chacoalhou pistas de norte a sul em 2014 com sua faixa."



Disco: Syro > Aphex Twin

"Velhos amigos que somem nos deixam felizes só de a gente saber que estão vivos. Aphex Twin é hoje um pai de família que acorda as seis pra levar os filhos na escola. Foi num desses dias que ele se trancou no estúdio e trouxe de volta todo o veneno, vibração e feitiçaria dos bons tempos. E todo mundo festejou como se fosse 1999."




Regis Tadeu (crítico musical, Yahoo, Programa Raul Gil/SBT)

Disco: High Hopes > Bruce Springsteen

"Bruce revisitou neste álbum sublime não apenas canções de outros caras, mas também algumas músicas de seu próprio repertório. Ao mesmo tempo em que deu suas impressões personalíssimas a pequenas pérolas como 'Just Like Fire Would', dos australianos do The Saints – uma das primeiras bandas punk do planeta - e 'Dream Baby Dream', do grupo Suicide, ele resgatou e revitalizou antigas composições de sua lavra, como as estupendas 'American Skin (41 Shots)' e 'The Ghost of Tom Joad', ambas contando com a guitarra sensacional de Tom Morello, do Rage Against The Machine. É daqueles álbuns a não se esquecer..."



Música: “American Skin (41 Shots)” > Bruce Springsteen

Renato Lopes (DJ)

Música: "Take it Slow" > The Oliverwho Factory



Disco: Our Love > Caribou



Fabio Bridges (Pequenos Clássicos Perdidos)

Música: "Raybans in Bahrain" > Marc Houle
"Em Cola Party, o produtor canadense continua mesclando suas influências passadas (acid house, synths, Detroit) com a sonoridade do minimal techno pela qual se tornou conhecido. Os timbres são ora retrô ('Raybans in Bahrain'), ora modernosos ('Alpha Bit'), mas invariável e deliciosamente sintéticos; há (fragmentos) vocais e o clima do álbum passa longe da eletrônica experimental tão em voga ultimamente..."



Disco: Home Everywhere > Medicine

"Home Everywhere é ao mesmo tempo visceral e hipnótico, alternando – por vezes na mesma faixa – momentos calmos e oníricos com outros tempestuosos e absurdamente distorcidos. As pancadas de Goodall na bateria, a guitarra de Laner e, claro, os vocais de Beth, formam um conjunto perfeito, e sua música – mesmo com o passar dos anos – permanece extremamente fresca, atual. É shoegaze para os gazers, psych para os freaks, corrosivo para os barulhentos e assim por diante."



Renato Yada (empresário)

Música: "Oxygen" > Swans



Música: "Sex, Power, Love and Money" > Manic Street Preachers



Veja também:

Os melhores álbuns de 2014, segundo o And Now Blog.
As melhores músicas de 2014 (Parte 1 e Parte 2).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Spam, get outta here!