terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Melhores de 2016 - Discos (#08: Youssou N'Dour)


Youssou N'Dour já era bem conhecido até 1994, quando - junto com Neneh Cherry - gravou a canção "7 Seconds". Hit mundial. Era o que faltava para o senegalês consolidar sua posição de um dos maiores representantes da música africana contemporânea. 

Cantor, compositor, ator e, atualmente, Ministro da Cultura e Turismo do Senegal. Em meio a tudo isso, N’Dour ainda arruma tempo para - prolificamente - gravar discos, sem que isso diminua a qualidade do material. Prova disso é seu álbum mais recente, Africa Rekk, que saiu em Novembro de 2016. Combinando elementos afro tradicionais com as facilidades do pop urbano, N'Dour cometeu canções tão irresistíveis quanto belas, em sua grande maioria cantadas em wolof - língua falada na África Ocidental, principalmente no Senegal - o que só aumenta o encantamento por esse disco. Africa Rekk tem a sofisticação das melodias de N'Dour, lindos vocais de apoio e tambores afro magistralmente fundidos à teclados e programações.

Músicas como "Exodus" (com toda a exuberância das batidas e do refrão memorável) e "Conquer The World" (com a participação contida do rapper americano Akon), poderiam e deveriam se tornar hit mundo afora. É música para o mundo, em linguagem universal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Spam, get outta here!